quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Maracanãzinho completa 55 anos


Esta quinta-feira é aniversário do Maracanãzinho. Palco não só de grandes momentos do esporte mas também de muitos shows e outros eventos culturais.

Comente esta reportagem e informe seu nome e bairro.


O ginásio Gilberto Cardoso, que é o nome do Maracanãzinho, foi inaugurado em 1954, depois de um ano e meio de obras. O ginásio que se conhece hoje é bem diferente do que foi construído de início. As arquibancadas de cimento foram substituídas por cadeiras confortáveis, tudo para a reforma do Pan

Veja, em vídeo, a entrevista com a secretária de esporte e com a jogadora de vôlei Jaqueline Silva .

De acordo com a secretária estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, o estádio está pronto para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 e está entre as melhores arenas multiuso do mundo. Ela conta também que o estádio vai passar por uma mudança de gestão e será transferido para a iniciativa privada.

O Maracanãzinho foi inaugurado há exatos 55 anos com o segundo Campeonato Mundial de Basquete Masculino. As obras do Ginásio Gilberto Cardoso duraram um ano e meio. Nessas cinco décadas, o estádio foi palco de importantes eventos culturais e esportivos, entre eles grandes festivais de música da década de 1960 e campeonatos mundiais de basquete e vôlei. Muitas estrelas da música já se apresentaram no Maracanãzinho. A capacidade de público é mais de 13 mil pessoas e ocupa uma área de quase 23 mil metros quadrados.

O ginásio ficou fechado dois anos para reformas e foi reaberto em junho de 2007 com jogo entre as seleções femininas do Brasil e da Sérvia. As instalações trouxeram novidades como o moderno placar eletrônico, instalado no teto, e o ar condicionado central. Também no Maracanãzinho, foi realizada a competição de vôlei dos jogos Pan-Americanos de 2007.

Para a jogadora de vôlei Jaqueline Silva é uma emoção jogar no ginásio. Ela lembra como era o estádio.

“Eu cheguei aqui e recordei tudo, agora é praticamente um novo ginásio. Naquela época, era bem mais escuro, era tudo cimento, arquibancadas antigas. É um lugar que carrega energias maravilhosas”, diz a Jaqueline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário